sábado, 12 de novembro de 2011

Um antirromance que incomoda: Namorados para sempre

Falar de amor é sempre difícil. Não para a indústria de Hollywood, afinal, quem nunca assistiu um romance, daqueles cinderela, em que a mocinha se apaixona por um príncipe encantado e no final eles vivem felizes para sempre. Para sempre? Ah, esses hollywoodianos sempre nos fazendo acreditar que o amor não tem espinhos!

Em junho deste ano, precisamente às vésperas do Dia dos Namorados (12), foi lançado, aqui no Brasil, o que muitos pensaram ser mais um típico filme de amor americano. Todos foram pegos de surpresa. Namorados para sempre (veja o trailer no final do post) chocou por abordar de forma tão real, e nem tão bonita, um relacionamento. O filme é daqueles de deixar marmanjo em prantos.

A obra do diretor Derek Cianfrance, conta, de maneira não linear, a trajetória do cativante casal Dean e Cindy, interpretados com maestria por Ryan Gosling e Michelle Williams. No primeiro momento é fácil notar todo o clima de tensão entre os personagens. Aquela parte do relacionamento em que você pensa: onde errei? Paralelamente são exibidos todos os fatos que levam o expectador a descobrir o porquê desse clima na trama.


Namorados para sempre é um mix de todos os sentimentos: amor, ódio, ciúmes, felicidade, enfim, tudo o que um relacionamento normal pode apresentar no passar dos anos. E nas idas e voltas do enredo acabamos por descobrir todas as particularidades desse conto de fadas não real.

E aí você se pergunta: onde está a beleza, então? Cianfrance amarrou a trama de forma a envolver quem assisti. Os diálogos e as expressões, dos protagonistas prendem sua atenção (parênteses para destacar as atuações dos interpretes). Cenas simples tornam-se belas ante a interpretação dos atores. Destaque para o momento em que no meio da rua, Dean toca e Cindy dança ao som de uma, desafinada, mas bela melodia.


Namorados para sempre merece ser visto. Até porque, você tem que descobrir o desfecho dos problemas de convivência dessa vida a dois. O drama incomoda, te faz torcer de formas diferentes no decorrer do tempo. Pode te deixar um pouco triste pelo fato do título sugerir algo que ao assistir perde o sentido. Mas fica a dica!


FICHA TÉCNICA

Diretor: Derek Cianfrance
Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Mike Vogel, John Doman, Samii Ryan, Faith Wladyka.
Produção: Lynette Howell, Alex Orlovsky, Jamie Patricof
Roteiro: Cami Delavigne, Joey Curtis, Derek Cianfrance
Fotografia: Andrij Parekh
Duração: 114 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Hunting Lane Films / Silverwood Films
Classificação: 14 anos

PRÊMIOS
- Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Gosling) e Atriz - Drama (Williams)
 - Indicado ao Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance

Trailer oficial:



Um comentário:

  1. Hohohoho... ótima critica... mt bem escrita...
    só vou pegar um momento Nelson Rubens.. rss p dizer que a Michelle Williams nao é viúva do Heath Ledger pq eles já estavam separados.. qndo ele morreu.. q triste isso.. rsss!! mas Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...